Dieta celíaca: o que é e como colocar em prática - Portal Vida e Saúde

Dieta celíaca: o que é e como colocar em prática

By on 6 de agosto de 2017

Dieta celíaca: o que é e como colocar em prática

Olá, tudo bem?

Você já ouviu falar no termo dieta celíaca?

Se você ouviu, então vai aprender aqui como colocar essa dieta em prática e se ainda não conhece fique tranquilo, pois vai ver aqui tudo o que precisa saber sobre.

dieta celíaca

Vamos começar falando sobre a palavra “celíaca” que vem do nome doença celíaca.

Essa é uma doença caracterizada pela intolerância ao glúten. A pessoa que come alimento com glúten cria uma espécie de inflamação no intestino e isso dificulta a absorção dos sais minerais e nutrientes dos alimentos.

É uma doença autoimune e crônica que pode ser encontrada em homens e mulheres de diferentes idades e possui duas grandes dificuldades.

A primeira são os seus sintomas que são muito variados (exs: diarréia crônica, anemia, dores abdominais, osteoporose, etc.) e parecidos com os de outras doença mais tradicionais.

Já a segunda dificuldade é com o seu diagnóstico, pois não é tão simples assim e pede que a pessoa faça alguns exames específicos com o médico.

Para mais detalhes sobre, confira o artigo o que é doença celíaca.

O que é dieta celíaca?

Agora que você viu uma breve revisão sobre a doença celíaca, está na hora de entender mais sobre a dieta celíaca.

Esse tipo de dieta é o principal (e único) tratamento para essa doença e consiste, basicamente, de uma alimentação com ZERO glúten.

Se você fez os exames e descobriu que é celíaco, então precisa começar agora essa dieta e seguir as dicas abaixo para facilitar a sua vida.

Como colocar em prática a dieta celíaca?

Existem alguns cuidados que você deve ter para colocar em prática a sua dieta celíaca.
Um deles é olhar com os atenção os rótulos das embalagens para ver se tem ou não glúten.

Segundo a lei federal nº 10.674 de 16 de Maio de 2003 todos os alimentos industrializados precisam ter esses rótulos. Se ficar na dúvida não pense duas vezes e consulte o fabricante.

Nos restaurantes você também precisa ter o cuidado de procurar por pratos que não tem glúten e sempre perguntar para o garçom se existe essa opção.

Além dos cuidados, você também ter alguns hábitos como o de ter disciplina e em momento algum ter aquele deslize para comer algo que tenha glúten. Lembre-se que isso pode custar a sua vida.

Outro hábito é o de sempre buscar por alimentos para celíacos como: arroz, milho, mandioca, batata doce, fubá, frutas, sucos, lentilha, tapioca, biscoito de polvilho, sementes, hortaliças, azeite de oliva, etc.

Confira uma lista completa de alimentos para celíacos.

Receitas sem glúten

Por fim o que você precisa para colocar em prática sua dieta celíaca são as receitas sem glúten.

Continue de olho no portal, pois aqui você vai encontrar receitas sem glúten de várias comidas.

Agora para ter várias receitas sem glúten em um só lugar, clique aqui para adquirir agora o nosso livro com 200 receitas próprias para os celíacos.

Se ficou com alguma dúvida, deixe seus comentários nos campos abaixo e aproveite também para compartilhar esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais.

Até a próxima!

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *