Intolerância ao glúten: o que é, sintomas e tratamento

Intolerância ao glúten: o que é, sintomas e tratamento

By on 12 de agosto de 2017

Olá, tudo bem?

Você já ouviu falar em intolerância ao glúten? E sobre doença celíaca?

São nomes bem comuns para quem vive distante do glúten e tem que ficar de olho nos rótulos das embalagens.

Mas por que essas pessoas não podem comer glúten? Qual a alternativa para isso?

intolerância ao glúten

Essas e outras respostas você vai ter aqui no artigo. Por isso leia com atenção os tópicos abaixo para saber tudo sobre a intolerância ao glúten.

O que é intolerância ao glúten?

Vamos começar com o que é essa intolerância e também introduzir um pouco do mundo dos celíacos para você.

Para quem é celíaco quando come um alimento com glúten é como uma agressão ao sistema digestivo e com o tempo cria-se uma inflamação no intestino que dificulta a absorção dos nutrientes como sais minerais e água.

Essa é a doença celíaca que afeta o intestino e se não for cuidado pode até levar à morte. Ela é crônica e pode surgir em homens e mulheres em diferentes idades e principalmente nos que são predispostos geneticamente.

Sintomas e diagnóstico

A doença celíaca apresenta diversos sintomas que inclusive são bem parecidos com os de outras doenças mais comuns, por isso todo cuidado é pouco.

De todos os sintomas, destaco aqui os mais comuns que são: diarréia crônica, dores abdominais, osteoporose, anemia, vômitos, desnutrição, falta de apetite, entre outros.

Veja aqui para uma lista completa dos sintomas dessa doença.

Essa grande quantidade de sintomas é o principal obstáculo quando se fala no diagnóstico da doença. É muito fácil confundir esses sintomas com os de outras doenças.

Por isso a recomendação aqui é que você assim que você perceber que tem estes sintomas, procure um médico com especialização em celíaco e faça os exames que ele pedir.

Tratamento

Vale lembrar que são muitos os alimentos que contêm glúten, mas os principais são aveia, cevada, trigo, centeio e malte. O glúten é uma proteína encontrada nestes e em outros alimentos e serve, principalmente, para dar resistência e elasticidade às massas.

Por isso todo cuidado é pouco quando se fala em alimentos para celíacos. A atenção e disciplina são pontos fortes de um celíaco que precisa ficar de olho nos rótulos das embalagens ou então perguntar se não tem glúten.

Tudo isso é necessário, porque o tratamento de um celíaco é a dieta com zero glúten!

Não pode nem pensar em comer alimentos com glúten, pois o risco de acontecer algo pior é alto e é melhor não correr esse risco.

Receitas sem glúten

O grande aliado do tratamento de um celíaco são as (várias) receitas sem glúten que é possível fazer e ainda ter pratos deliciosos.

Continue acompanhando os artigos do portal, pois você vai encontrar muitas receitas sem glúten de bolo, pizza, pão, farinha, etc.

Agora melhor ainda é se você tiver todas estas receitas em um só lugar, não é?

Por isso que existe o meu e-book com 200 receitas sem glúten e muito conteúdo valioso para você aprender ainda mais sobre o assunto e ficar craque na cozinha dos celíacos.

Para adquirir seu e-book agora, basta acessar esse link para ter acesso a material completo sobre as receitas para celíacos.

Se gostou do artigo, compartilhe nas suas redes sociais e se ficou com dúvidas escreva abaixo.

Até a próxima!

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *