O que é doença celíaca? - Portal Vida e Saúde

O que é doença celíaca?

By on 24 de julho de 2017

Olá, tudo bem?

Muitas pessoas costumam ser intolerantes a alguns alimentos, certo?

o que é doença celíaca

Por exemplo, intolerantes à lactose tem dificuldade na digestão total do açúcar de produtos lácteos.

Às vezes isso dificulta muito a alimentação e impede que você possa comer aquelas coisas gostosas… e temos que fazer vários sacrifícios, não é?

Agora, tenho algo chato para contar nesse artigo.

Também existe a intolerância ao glúten.

Sim, isso mesmo que você leu…

Ela é conhecida como doença celíaca e é autoimune.

Na prática o seu sistema imunológico ataca as células saudáveis do corpo, e você pode até sofrer consequências mais graves.
(inclusive morrer, como quase aconteceu comigo)

A doença celíaca é quase invisível para nós, porque com tantas doenças no mundo é difícil descobrir e fazer o diagnóstico pensando que o problema está no glúten e não em outras coisas.

Afinal, o glúten também está em quase tudo que comemos.

Abra a dispensa e pegue o pacote do pão, e da bolacha.

Glúten.

É difícil fugir.
(meu mundo caiu quando descobri que até aveia tem glúten)

Por todos esses motivos, resolvi criar esse artigo especial com tudo o que você precisa saber sobre essa intolerância ao glúten.

Começando com o que é doença celíaca, seus sintomas, tipos, passando por como ela surge, o diagnóstico e por fim pelo seu tratamento e algumas dicas de cuidados.

Então leia esse artigo até o final e confira tudo isso e mais um pouco sobre essa doença.

Antes de começar um (parênteses) aqui para você sobre o glúten.

(Breve revisão sobre o glúten)

O glúten é aquele que você lê diariamente nas caixas, pacotes e embalagens de alimentos com os clássicos dizeres:

“Contém glúten” ou “Não contém glúten”

Sempre lemos essas mensagens, mas fica aquela dúvida no ar…

O que é mesmo o glúten?

Veja, o glúten é um conjunto de proteínas que é encontrado em alimentos como trigo, cevada, centeio, aveia e nos seus derivados como massas, bolos, pães, biscoitos e outras comidas.

O glúten tem a função de deixar a massa mais elástica e resistente para que possa ser esticada a vontade sem se despedaçar. Clássicos exemplos são o bolo e o pão que o glúten tem a função extra de ajudar no crescimento desses alimentos.

Leia um pouco mais sobre o glúten clicando nesse link.

Agora sim… Vamos lá!

O que é doença celíaca?

A doença celíaca é, basicamente, uma reação do sistema imunológico ao glúten que com o tempo gera uma inflamação no intestino e que dificulta a absorção dos nutrientes, sais minerais e água.

A consequência disso, dependendo da gravidade, é a desnutrição.

É uma doença crônica, ou seja, pode durar alguns anos ou então a vida inteira e afeta homens e mulheres, adultos e crianças, que são predispostas geneticamente.

Pode aparecer em crianças de até um ano de idade que começam a comer alimentos com glúten ou então só surge na idade adulta.

Também é necessário um diagnóstico médico, pois não é fácil descobri-lá sozinho.

Agora que você viu uma introdução sobre o que é doença celíaca, está na hora de ter uma maior noção sobre essa doença e sua gravidade.

De acordo com dados da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA) cerca de 2 milhões de brasileiros possuem a doença, mas a maioria não sabe ou não tem diagnóstico.

Estima-se que a cada 400 brasileiros um seja celíaco e de cada oito pessoas com a doença, apenas uma tem o diagnóstico.

Como surge a inflamação?

Nas pessoas que tem essa doença, as partículas que não foram digeridas das proteínas do glúten atravessam a parede intestinal.

Isso leva a uma reação do sistema imunológico que ataca as células da camada superficial do intestino delgado e que gera a inflamação.

Tipos da doença celíaca

Agora vamos para os quatro tipos dessa doença, atípica, clássica, silenciosa e latente. Confira abaixo as características de cada uma:

Atípica

Nesse tipo você vai não encontrar muitos problemas como dor abdominal e estufamento, mas os sintomas são osteoporose, infertilidade, artrite, entre outros.

Clássica

Algumas de suas causas são diarréia crônica, perda de peso, atraso no crescimento, é muito comum em bebês entre os 6 e os 24 meses de idade e seus sintomas predominantes são gastrointestinais.

Silenciosa

Seu nome já diz tudo…a pessoa não apresenta sintomas ou no máximo alguns sinais bem leves,mas é possível descobrir pelos marcadores genéticos e as análises de tecido. Só consegue descobrir com amostras de sangue de familiares de primeiro grau de doentes celíacos.

Latente

Pode não apresentar sintomas e o diagnóstico só é mais preciso com análises de sangue, pois a inflamação ainda está tímida no intestino.

Sintomas

Os sintomas dependem muito da idade, mas o mais clássico é a diarréia crônica, por isso atenção aos que vão muito ao banheiro. Agora outros sintomas comuns são:

  • Gases
  • Fadiga
  • Anemia
  • Osteoporose
  • Dores abdominais ou nas articulações
  • Náusea
  • Flatulência
  • Desnutrição
  • Perda óssea
  • Puberdade atrasada
  • Crescimento lento
  • Cólicas
  • Coceira
  • Prisão de ventre crônica
  • Falta de apetite e emagrecimento
  • Dermatite

Mas atenção, pois muitas pessoas não apresentam nenhum sintoma! Apenas com o diagnóstico médico vai descobrir se tem ou não a doença.

Diagnóstico

Não existe outra maneira de diagnosticar essa doença, a não ser os exames de sangue, porque os sintomas, como você pode perceber, são variados e podem ser associados com outras doenças.

Os exames de sangue são com dosagem de anticorpos específicos, como por exemplo, Antiendomísio e Antitransglutaminase.

Também é colhida uma amostra do tecido do seu intestino delgado através de um procedimento chamado endoscopia com biópsia.

Para saber os principais exames para o diagnóstico da doença celíaca, o recomendado é que você consulte um médico que conheça ou, de preferência, que seja especializado nessa doença.

Tratamento

O principal e único tratamento para a doença celíaca é uma alimentação com ZERO glúten durante toda a vida.

Por isso se você foi diagnosticado com essa doença pare agora de comer glúten!

Você precisa re-adequar sua alimentação e ter uma dieta sem nada de glúten. Se não for tratada a doenças celíaca pode levar à morte!

Essas restrições são importantes e você precisa seguir essa dieta de forma rigorosa pelo resto da vida.

OBS: Para quem tem dermatite herpetiforme, uma variante da doença celíaca que a pessoa tem pequenas feridas e bolhas que coçam, deve seguir a mesma dieta de zero glúten.

Dicas de cuidados

Se você tem essa doença ou acabou de ser diagnosticado, então confira abaixo alguns cuidados que você deve ter diariamente para não sair da dieta.

  • Olhe com atenção os rótulos* de todas as embalagens e veja se contém ou não glúten. Em caso de dúvida não hesite e consulte o fabricante.

*De acordo com a lei federal nº 10.674 de 16 de Maio de 2003 todos os alimentos industrializados precisam ter esses rótulos.

  • Nos restaurantes, procure por pratos que não apresentam glúten ou busque por alternativa.

 

  • Lembre-se que nesse caso não existe aquele dia que você vai sair da dieta e comer umas besteirinhas…isso pode custar sua vida.

 

  • Coma alimentos que não contém glúten como: arroz, milho, mandioca, batata doce, fubá, óleos, todas as frutas e sucos, leite com baixa lactose, queijos, feijão, lentilha, tapioca, biscoito de polvilho, ovo, carnes, todas as sementes, todas as hortaliças, azeite de oliva, etc.

 

  • Fique de olho em receitas de comida que não tem glúten. Fique tranquilo, pois isso você vai poder acompanhar aqui no portal!

 

  • Agora melhor ainda é se você puder ter acesso a 200 receitas sem glúten em um só lugar. Isso é possível com o nosso livro. Clique aqui para adquirir o seu!

E você, possui essa doença? Conseguiu entender o que é doença celíaca? Deixe suas dúvidas e experiências nos campos abaixo que responderemos o mais breve possível.

Até a próxima!

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *