Tudo o que você precisa saber sobre doença celíaca - Portal Vida e Saúde

Tudo o que você precisa saber sobre doença celíaca

By on 12 de agosto de 2017

Olá, tudo bem?

Tenho uma pergunta para você!

Você conhece a doença celíaca?

Se essa pergunta é nova para você, então não se preocupe, pois está no lugar certo. Aqui você vai aprender tudo sobre essa doença.

Vamos lá!

Doença celíaca: o que é, seus sintomas e diagnóstico

Na sua forma pop, a doença também é chamada de intolerância a glúten e assim como a lactose o seu tratamento é uma dieta com zero glúten*.

doença celíaca

*Se você tem dúvidas sobre o glúten, confira o artigo especial com o que é glúten.

Mas isso você vai ver mais abaixo, por isso leia o artigo até o final para saber tudo sobre a doença celíaca.

É uma doença autoimune que se transforma em uma inflamação crônica no intestino delgado e que dificulta a absorção dos nutrientes essenciais para o seu corpo (ex: sais minerais, água, vitaminas,etc).

Pode aparecer em homens e mulheres em diferentes idades e com mais chance nas pessoas que são predispostas geneticamente a ter essa intolerância.

A má notícia é que não é uma doença fácil de ser diagnosticada, pois a pessoa pode apresentar um único sintoma ou então um conjunto deles que variam muito.

Os sintomas mais comuns são: diarréia crônica, dor abdominal, osteoporose, anemia, vômitos, desnutrição, falta de apetite, entre outros.

Clique aqui para ver uma lista mais completa dos sintomas dessa doença.

Como você pode perceber os sintomas são bem parecidos com os de outras doenças mais comuns e isso complica para as pessoas descobrirem se tem ou não a doença.

A dificuldade de diagnóstico é tanta que segundo a Associação de Celíacos do Brasil (Acelbra) existe um portador da doença para cada 600 brasileiros, mas a grande maioria não sabe que tem.

Existem exames específicos para o diagnóstico e o recomendado é que você procure e consulte um médico que conheça a doença celíaca para passar os exames.

Tratamento da doença celíaca

Para tratar a doença, você precisa seguir uma dieta com ZERO glúten pelo resto da vida.

Se você é celíaco ou foi diagnosticado com a doença, então se prepare para ficar longe de alimentos que contenham aveia, centeio, trigo, malte e também os seus derivados.

Recadinho importante: leve a sério a sua dieta e não escorregue em nenhum momento, pois se não for bem tratada a doença celíaca pode levar à morte!

Receitas sem glúten

Agora fique tranquilo, pois você tem um grande aliado nessa luta contra a doença que são as receitas sem glúten.

Elas são as responsáveis pela manutenção das dietas de muitos celíacos que precisam de ajuda para ter em seus pratos apenas alimentos que não tem glúten.

Aqui no portal você vai poder acompanhar muitas receitas sem glúten. Agora você pode ter todas elas juntas num só lugar e de quebra ainda ter mais conteúdo sobre o assunto.

Você pode ter tudo isso agora! Basta clicar aqui para adquirir o ebook com mais de 200 receitas sem glúten.

Se curtiu, compartilhe o artigo nas suas redes sociais e claro se ficou com dúvidas não deixe de comentar aqui nos campos abaixo.

Até a próxima!

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *