Cegueira em cães - Portal Vida e Saúde

Cegueira em cães

By on 8 de janeiro de 2017

Olá, tudo bem? Você sabia que a cegueira também é uma condição que pode atingir qualquer animal, inclusive os cães? Isso acontece por diversos motivos, desde a velhice até mesmo algumas doenças, e é necessário ficar atento aos olhos dos seus bichinhos. Se você quer saber mais sobre cegueira em cães, chegou ao lugar certo!

A cegueira em cães pode ser, como nos humanos, congênita – desde quando o bichinho nasce –  ou adquirida com o tempo, devido a complicações e doenças, sendo sintomas de algumas delas.

Os cachorros possuem uma facilidade maior de adaptação a certos problemas, sendo que, dependendo do grau de cegueira que ele tem, pode ser que você nem perceba devido a essa adaptação.

Razões da cegueira em cães

cegueira em cãesO motivo da cegueira nos cãezinhos pode variar entre doenças caninas, doenças por motivos hereditários e também por lesões ocorridas nos olhos do pet.

Algumas das razões mais comuns são o glaucoma, a inflação ou infecção de retina, o deslocamento da retina, doença de córnea, cataratas, doenças no nervo óptico, lesões e tumores oculares, etc.

Cachorrinhos que são acometidos por doenças como o diabetes, a hipertensão ou a doença de Cushing têm maior probabilidade de sofrer de cataratas ou de opacidade branca na lente do olho.

Caso o bichinho tenha uma lesão ocular e ela não tenha sido tratada, ou até mesmo AVC, isso pode deixá-lo cego de forma temporária ou até mesmo permanente.

Algumas raças de cães são mais propensas a terem doenças oculares, como a atrofia da retina. Poodles, Collies e Schnauzers são bem mais afetados do que as outras raças, por exemplo.

Os sintomas

Identificar a cegueira em cães é um tanto quanto difícil pelo fato deles aguçarem seus outros sentidos e compensar essa condição. Ficar atento a mudanças bruscas de comportamento, como o fato do bichinho esbarrar em coisas, possuir dificuldades ao encontrar seu potinho de ração, etc.

No caso de perda gradual de visão, os cães tendem a se adaptar de forma mais fácil e rápida à condição, o que torna mais difícil ainda de descobrir o problema. Caso seja de forma abrupta, será fácil de descobrir, porém mais difícil de tratar e adaptar o cão a sua nova condição.

Como prevenir e tratar a cegueira em cães no seu pet

Algumas atitudes simples podem ajudar a prevenir a cegueira em cães, porém, pode ser que mesmo assim ele acabe adquirindo essa condição com o passar dos anos, pelo fato de doenças hereditárias não serem facilmente evitadas, bem como o fato da velhice contribuir para o fato.

Os cuidados necessários que ajudam a evitar esse problema devido a infecções oculares acometidas por meio de carrapatos, por exemplo, são um bom manejo da alimentação, evitando alimentos prejudiciais à saúde do seu cãozinho, tratando-o com boa ração para sua idade e raça e também a vacinação correta.

Para fazer o diagnóstico da doença, é necessário realizar uma série de exames no cãozinho. Dessa forma, o veterinário pode tratar de maneira adequada o seu pet.

É necessário, também, que você, como dono do pet, ajude o bichinho na adaptação por meio de mudanças na sua acomodação, por meio da comunicação e, claro, com muito amor, para ajudar o seu cãozinho a passar por essa fase de maneira menos traumática.

Infelizmente você não pode levar o seu cão para o oftalmologista para tratar a vista, mas o veterinário com certeza vai poder te ajudar!

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *