Ceratocone tem cura? - Portal Vida e Saúde

Ceratocone tem cura?

By on 20 de julho de 2016

Caro Amigo,

Hoje, vou falar de uma doença ocular pouco conhecida, mas que atinge muitas pessoas e por isso merece atenção: a ceratocone.

Mas, antes de falarmos sobre curas e tratamentos, é importante entender o que é essa doença dos olhos.

ceratocone-tem-cura

A ceratocone, ou, também conhecida como córnea cônica, é uma doença ocular que provoca modificações na córnea.

E faz com que o formato seja modificado, tornando-a mais fina e assim, causando desconfortos visuais como a distorção da visão ou até provocando uma visão das coisas e pessoas multiplicadas.

A doença também afeta a sensibilidade dos olhos ao contato com a luz.

Vale lembrar que essa doença afeta uma pessoa em cada duas mil e sempre se inicia com uma espécie de astigmatismo irregular e em pouco tempo logo aumentam os sintomas e gravidade de forma progressiva – diferentemente do astigmatismo normal.

Como se adquire essa doença

Ainda é desconhecido o fator que provoca a doença, mas ela pode ser hereditária, ou seja, transmitida pelos próprios pais.

Os pacientes que sofrem dessa doença possuem idades entre 15 anos nos adolescentes e nos adultos entre 30 e 40 anos de idade.

Fora desses períodos, é bem menor o risco de contrair a doença, mas por isso é muito importante sempre consultar um oftalmologista para saber como anda a visão.

Sintomas

Geralmente, os primeiros sintomas aparecem aos 15 anos de idade, período escolar no qual a doença geralmente é notada pelas escolas, uma vez que a má visão provoca queda nos resultados e notas da criança.

Os primeiros sintomas são o embaçamento e ofuscamento da imagem, além de, em alguns casos, o paciente pode enxergar imagens duplicadas.

A baixa visão e a miopia também são sintomas da doença – que é um dos principais motivos da realização de transplante de córnea no país.

Para você saber mais sobre essa doença, confira o artigo sobre o que é ceratocone.

Mas a pergunta aqui é:

Ceratocone tem cura?

Tratamentos

Assim como a maioria das doenças, o tratamento vai depender de cada caso.

Geralmente, a primeira forma de tentar corrigir o problema é indicar o uso de lentes de contato ou óculos ao paciente

Em um primeiro momento eles já devolvem a possibilidade de enxergar normalmente e corrigem os “erros” provocados pela doença.

Porém, você também pode optar por um tratamento definitivo, e um pouco mais agressivo: o transplante de córnea.

Mas é importante deixar claro que mesmo com a cirurgia, o paciente ainda terá que usar as lentes de contato.

A cirurgia é realizada com o intuito de trocar a córnea que está doente para uma saudável. Uma sobreposição àquilo que não está mais funcionando direito permite que o paciente tenha novamente a visualização perfeita das imagens.

O processo é simples e é o mais solicitado pelos pacientes, que preferem se submeter ao processo cirúrgico ao invés de ficarem rendidos ao uso dos óculos.

Após a realização da cirurgia, o paciente recupera a visão, voltando a enxergar normalmente, tanto de perto quanto de longe, sem dificuldades para realizar qualquer atividade.

Dá para perceber que a ceratocone tem cura e você só precisa de uma consulta com o oftalmologista para ter o tratamento correto, de acordo com o seu caso.

Não perca mais tempo e enxergue bem novamente!

E você, ainda tem dúvidas se ceratocone tem cura?

Comente aqui a sua experiência com ceratocone e outras doenças dos olhos.

Até a próxima!

O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *