Tudo sobre a cirurgia de estrabismo

Cirurgia de estrabismo

By on 15 de outubro de 2016

Olá amigo,

Hoje vai conhecer um pouco sobre o estrabismo uma doença dos olhos que deixa as pessoas “vesgas” e que pode ser curada com a realização da cirurgia de estrabismo.

Mas antes, o que é o estrabismo?

cirurgia-de-estrabismo

O estrabismo é uma doença dos olhos muito comum em algumas pessoas causada pelo desequilíbrio na função dos músculos dos olhos, fazendo com que os olhos não fiquem em paralelo ou retos.

As causas para essa situação é o fato de possuírem 6 músculos em cada olho, que são responsáveis pelos movimentos. Para focarmos em um único objeto, é necessário que esses 12 músculos estejam balanceados e trabalhando juntos em harmonia.

Quando isso não acontece, o problema é conhecido como estrabismo. Como os músculos de nossos olhos são controlados pelo sistema nervoso central, alguns dos motivos do estrabismo são, justamente, doenças que afetam o cérebro, como por exemplo, paralisia cerebral ou tumores cranianos. Essas doenças são responsáveis pelo surgimento do estrabismo.

Para saber mais sobre essa doença, confira o artigo o que é estrabismo.

Tipos de estrabismo

Existem também alguns tipos de estrabismo. O estrabismo convergente; quando o olho desvia em direção ao nariz, o estrabismo divergente; para o lado, ou o estrabismo vertical; quando o olho desvia para cima ou para baixo.

Assim como a miopia ou o astigmatismo, o estrabismo pode ser corrigido apenas com o uso dos óculos, colírios ou oclusões oculares, mas, em muitos casos, os mais sérios, é necessária uma intervenção cirúrgica.

Cirurgia de estrabismo

No caso do estrabismo é recomendável que recorra para a cirurgia. Esta não é feita exatamente nos olhos, mas, sim, por uma abertura na membrana que cobre os olhos, próxima da pálpebra. Essa abertura permite o acesso aos músculos localizados abaixo dela.

Para a correção do estrabismo, é necessário fazer o aumento ou a diminuição dos músculos, isso vai depender de paciente para paciente. O aumento do músculo é conhecido cirurgicamente como reforços dos músculos, no caso de diminuição dos músculos, enfraquecimento dos músculos.

E para você que se preocupa com o tempo do procedimento, pode ficar tranquilo, porque esse tipo de cirurgia é rápida, pode variar de 20 minutos a 1 hora.

Em sua grande maioria, é aplicado uma anestesia geral, mas em alguns casos isolados é usada a anestesia local.

Quanto a recuperação após o procedimento, varia de caso a caso. Em média leva de 7 dias a 2 semanas. Nesse meio tempo, é extremamente aconselhado que não haja nenhum tipo de esforço muito grande por parte do paciente e evitar imersão em lugares com água como: piscinas, mar e sauna.

É recomendado que você faça compressas frias por 20 minutos a cada 4 horas para diminuir possíveis dores que podem ocorrer quando mexer os olhos.

Juntando esses cuidados ao dos colírios receitados pelo seu oftalmologista, não é necessária nenhuma preocupação quanto ao procedimento.

Talvez, o único incômodo por parte do paciente serão os pontos, que vão dar a impressão de ter areia nos seus olhos, mas eles ficam por pelos primeiros 20 dias e depois caem espontaneamente.

Outros sintomas corriqueiros são o lacrimejamento dos olhos, irritação e ardência, mas tudo volta ao normal entre 15 e 30 dias após a operação.

Agora que sabe, em detalhes, como funciona a cirurgia de estrabismo está na hora de marcar uma consulta com o oftalmologista e já agendar uma data de sua preferência para fazer a cirurgia de estrabismo.

Boa sorte e até a próxima curiosidade sobre os olhos!

O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *