5 dicas de como descansar os olhos - Portal Vida e Saúde

5 dicas de como descansar os olhos

By on 7 de agosto de 2016

Você já parou para pensar que enquanto está no sofá vendo TV ou lendo um livro, descansando seu corpo, seus olhos continuam trabalhando?

Independente da sua resposta, é importante que você saiba que seus olhos estão em atividade durante grande parte do seu dia.

Os olhos são responsáveis por diversos elementos de sua vida, ajudam a memorizar fatos pessoais e profissionais, ajudam a estudar, trabalhar, cuidar de si mesmo e de outras pessoas, a aproveitar momentos de lazer e muito mais.

Mas, eles também precisam de cuidados e repouso.

como-descansar-os-olhos

Por isso, a pergunta aqui é…

Como descansar os olhos?

Para ajudar você a responder essa pergunta, preparei 5 dicas imperdíveis de como descansar os olhos para você acompanhar e colocar em prática.

Confira abaixo!

1. Permita que seus olhos descansem

Com todo o trabalho que os olhos possuem no decorrer de um dia, é preciso permitir que eles descansem. Como por exemplo, evitar o contato com luzes extremamente fortes.

O perigo que elas trazem para nossa visão é proporcional a olhar diretamente para o sol sem a proteção de um óculos. Também evite se expor a ambientes que enviem luz direta: o melhor é ser iluminado pelas laterais, protegendo mais o globo ocular.

2. TV: a grande inimiga da visão

Evite ao máximo assistir à televisão se ela for dos velhos modelos de tubo ou tela plana. O tubo e o vidro em si são bastante prejudiciais à nossa visão.

Se possível, tenha apenas televisões com telas de LCD, que causam menos danos aos seus olhos, pois já possuem imagens mais definidas e telas antirreflexo, evitando o esforço excessivo.

3. Pisque mais

Parece uma dica estranha, mas é real e funciona: o ato de piscar ajuda a limpar a visão e de quebra, evita o ressecamento dos olhos. Então, não pisque apenas involuntariamente, quando os olhos sentem necessidade.

Lembre-se de piscar sempre, para que seu globo ocular se mantenha lubrificado e longe de irritações, evitando que ele se esforce em excesso.

4. Passe mais tempo no escuro

Uma boa forma de descansar os olhos é descansar também como um todo: ficar deitado em um ambiente escuro, totalmente relaxado e sem que sua vista tenha a obrigação de refletir diversos objetos e cenas para você.

Fechar os olhos por alguns minutos, mesmo sem sentir a necessidade de dormir ou cochilar também ajuda e muito para que haja um melhor repouso para os seus olhos.

5. Visite o oftalmologista frequentemente

Não vai ser a visita que fará seus olhos descansarem, mas sim seguir à risca todos os procedimentos que o oftalmologista recomendar para sua saúde ocular.

Seja utilizar colírio, óculos para descanso… siga todas as recomendações dele, afinal se trata de um profissional na área e que sabe das necessidades dessa área tão delicada do nosso corpo.

Lembre-se que os olhos são extremamente sensíveis e necessitam de cuidados, por isso não deixe de consultar, de forma frequente, um oftalmologista especializado.

Além dessas dicas de como descansar os olhos, você também pode conferir o artigo com outras 10 dicas de cuidados com os olhos.

E não se esqueça de deixar seus comentários preenchendo os campos abaixo.

Até a próxima curiosidade sobre os olhos!

O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu

About admin

One Comment

  1. Pingback: Como tirar inchaço dos olhos - Portal Vida e Saúde

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *