Alimentos bons para os olhos - Portal Vida e Saúde

Alimentos bons para os olhos

By on 18 de outubro de 2016

Olá, tudo bem? Com certeza você já sabe que a sua alimentação pode afetar seu corpo de diversas formas diferentes. Sua visão, por exemplo, está extremamente conectada a sua alimentação. Ou seja, consumir alimentos bons para os olhos poderá te proporcionar uma visão bem mais saudável no decorrer dos anos!

Se você está querendo se alimentar de forma mais saudável e de quebra ainda cuidar da saúde dos olhos, veja uma lista de alimentos bons para os olhos que você deve ter aí mesmo na sua geladeira e os motivos para consumir cada um deles!

 

Alimentos bons para os olhos

Couve e Espinafre

Essas duas folhas são ricas em antioxidantes que auxiliam na proteção do seu olho a fatores externos, tais como a luz solar, raio ultravioleta, ar poluído, fumaça de cigarro, entre outros.

A maior parte das pessoas tem deficiência nos antioxidantes e nutrientes proporcionados por essas folhas, mas não precisa de muito para começar a sentir melhoras logo, basta 300 gramas por semana de uma delas.

Cenoura

A cenoura é rica em betacaroteno, uma variação da vitamina A presente em todas as verduras com tons mais alaranjados. Esse nutriente auxilia na manutenção da retina e outras funções dos olhos com bastante eficácia.

Não precisa abusar do betacaroteno, porém a falta dele pode te levar a cegueira em poucas semanas, então certifique-se de colocar a cenoura na sua lista de alimentos bons para os olhos e consumi-la regularmente!

Peixes

Alguns peixes que já costumam ser presentes em nossa alimentação como a sardinha, salmão e atum, são ricos em Omega-3. Esse nutriente é muito raro na natureza, porém é crucial para diversas funções do corpo, a visão sendo uma delas.

Não há como haver excesso de Omega-3, pois ele cobre diversas funções no seu corpo e sua absorção não é tão perfeita ainda no organismo, sendo assim, muitos optam por tomar suplementos em vez de consumir o peixe.

Ovos

A comunidade científica tem sempre opiniões diferentes quando o assunto é ovo. Muitos dizem ser excelente para a saúde, enquanto outros questionam se alguns dos nutrientes presentes podem fazer mal a alguém.

Mas, se tem algo que não pode ser questionado é a qualidade dos nutrientes da clara, principalmente para o nosso olho. Na clara se encontra nutrientes como zinco, luteína e zeaxantina, nutrientes que reduzem o risco de degeneração celular nos olhos.

Grãos integrais

alimentos bons para os olhos

Uma dieta com taxa glicêmica reduzida é ideal para auxiliar a saúde e manutenção da sua visão, diminuindo a degeneração celular dos olhos e reduzindo a chance dos problemas de visão que chegam com a idade.

Então, a troca de carboidratos refinados por integrais como quinoa, arroz integral, farinha integral, pães integrais e naturais, e outras massas integrais, podem ser excelentes para sua saúde.

Além disso, as vitaminas E, o zinco e a niacina presente nos grãos integrais ajudam a preservar a saúde dos olhos de forma natural.

Frutas Cítricas

A vitamina C é um excelente antioxidante presente nas frutas mais cítricas como limão, laranja, abacaxi e mirtilo.

A vitamina C é um nutriente muito bom para a proteção de diversas doenças oculares, dentre elas a catarata.

Agora que você já tem em mãos uma lista de alimentos bons para os olhos, que tal visitar um oftalmologista e se certificar de que está tudo bem com seus olhos?

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *