Cegueira cortical - Portal Vida e Saúde

Cegueira cortical

By on 8 de dezembro de 2016

Olá, tudo bem? Você sabe o que é cegueira cortical? Ela é conhecida pelo nome de Deficiência Visual Cortical (DVC), que consiste mais problema cerebral do que um problema ocular, mas pode ocorrer devido aos dois problemas.

A cegueira cortical é a ausência de visão em ambos os olhos, porém o olho está em perfeito estado, não tendo nenhum problema, sendo que na verdade o problema está no córtex occipital, que é a zona do cérebro que é responsável por interpretar informações transferidas pelos nervos óticos.

A patologia ocorre devido a AVC (acidente vascular cerebral), por traumatismo craniano, infecções por meningite, hemorragia cerebral ou, em casos de crianças, insuficiência de sangue no cérebro ao nascer.

Dificilmente a pessoa terá uma visão totalmente normal, mas, com tratamentos, é possível ter melhor percepção a objetos, cores e luzes, podendo exercer algumas atividades como ler, estudar, andar sozinha e etc. Atividades simples, mas que não inutilizam o portador da doença.

Sintomas da cegueira cortical

Cegueira Cortical Se você está em dúvida se você ou algum conhecido pode estar com cegueira cortical, seguem alguns sintomas e recomendações:

-A pessoa afetada tem visão variável, sendo que em alguns dias a visão está boa e em outros não. Essa mudança pode ocorrer de um minuto para outro, não tendo nenhum critério estabelecido.

Nesse caso, ande com uma bengala ou acompanhado, não force a visão tentando ler letras miúdas e evite dirigir.

-A pessoa afetada percebe alguns objetos mais facilmente do que outros. Normalmente placas ou coisas escritas são reconhecidas mais facilmente do que rostos de pessoas.

-A pessoa afetada continua a identificar as cores. Isso por que o cérebro interpreta cores de forma mais complexa e mesmo com a cegueira cortical essa área do cérebro dificilmente é afetada.

-A pessoa afetada pode ter dificuldade em determinar se um objeto está perto ou longe.

– O cérebro sempre vai tentar preencher as falhas da visão por isso pode ser que a pessoa afetada descreva o objeto com algumas diferenças do que as pessoas não portadoras dessa doença.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença costuma ser difícil, pois os olhos estão em perfeito estado, sem vermelhidão ou doloridos, existe a percepção normal e há reflexos luminosos, além da ausência de anomalias no globo ocular.

No entanto, com exames voltados para o cérebro como ressonância magnética ou uso de aparelhos com eletrodos para analisar respostas de estímulos no cérebro, detecta-se a doença.

Tratamento

Infelizmente essa doença não tem cura por isso, caso você esteja desconfiado de que você ou algum conhecido está com cegueira cortical é importante que você visite o oftalmologista o mais rápido possível.

Ao visitar o oftalmologista provavelmente ele vai determinar qual a sua acuidade visual.

Após descobrir o quanto você enxerga ele dará o melhor tratamento visando sempre o seu bem estar e o aprimoramento da visão!

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *