Cuidados com a maquiagem nos olhos - Portal Vida e Saúde

Cuidados com a maquiagem nos olhos

By on 18 de setembro de 2016

Caro amigo,

Vivemos em uma sociedade em que, na maioria das vezes, a aparência conta muito.

Principalmente quando falamos do público feminino, os cuidados são redobrados e as preocupações são muitas, a começar, pela maquiagem.

cuidados-com-a-maquiagem

Tanto para entrevistas de emprego, como para encontros, festas, ocasiões especiais ou, simplesmente, para aumentar a autoestima no dia a dia, a maquiagem é um item que não pode faltar na bolsa.

Mas, deixando de lado a questão da beleza e estética que a maquiagem proporciona, vamos falar um pouco sobre os riscos da maquiagem nos olhos e quais cuidados você precisa ter para manter a saúde dos seus olhos.

Riscos da maquiagem nos olhos

Apesar de todos os seus pontos positivos, as maquiagens são cosméticos que são fabricados a partir de uma composição química e, portanto, é preciso ter cuidado tanto no momento da compra, como no modo de usar.

Os produtos que são usados na região dos olhos, como as sombras, lápis, delineador e o rímel devem ter atenção ainda mais especial.

Os olhos são uma das regiões mais sensíveis do corpo e estão suscetíveis a serem contaminados por fungos e bactérias a todo momento.

A partir dessa contaminação, alguns efeitos começam a aparecer como por exemplo:

  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Secreção;
  • Olho seco;
  • Inflamação;
  • Alergia;
  • Inchaço;
  • Lacrimejamento;
  • Visão embaçada (em alguns casos).

8 cuidados com a maquiagem

Por conta desses vários efeitos causados pela maquiagem eu, como sou muito curioso dos olhos, resolvi preparar para você 8 cuidados com a maquiagem importantes que você precisa ter.

Acompanhe!

1. Fazer uma limpeza periódica em seu estojo de maquiagem, é o primeiro passo a ser dado.

2. Olhar, com cuidado, as validades de todos os produtos, mesmo os que não são usados na região dos olhos. (É importante também olhar a validade no momento da compra, afinal, sempre existem lojas de má índole que tentam vender produtos inadequados para uso ao consumidor).

3. Procurar comprar sempre as maquiagens de marcas conhecidas, aprovadas e especializadas em cosméticos. É importante testar alguns produtos antes da compra, ou pedir a opinião de pessoas que já tenham adquirido a mercadoria, mesmo que as peles e reações possam ser diferentes.

4. Saber sobre a durabilidade do produto, sua composição, tudo isso deve fazer parte do momento da compra.

5. Infelizmente, emprestar maquiagens e pincéis pode ser um erro fatal. Mesmo naquelas reuniões em que você está com seu grupo de amigas se arrumando para uma festa, se torna perigoso emprestar os produtos. Nessa situação, cada uma deve usar a sua, já que as infecções são muito prováveis, por mais que suas amigas sejam de confiança.

6. Evitar dormir com os olhos maquiados. O correto é lavar com água corrente e, após isso, passar o removedor de maquiagem, retirando completamente todo o produto, evitando que resquícios do lápis, sombra ou rímel iniciem a irritação durante a noite.

7. O lápis deve ser passado pelo lado externo dos olhos, tanto na parte superior, como na inferior, e nunca na linha d’água das pálpebras.

8. Limpar os pincéis e esponjas com água corrente e sabonete neutro, após o término da maquiagem, é um hábito que poucos fazem, mas que é considerado pelos médicos um fator imprescindível para o cuidado total da pele e da região ocular.

Dica importante!

Por fim, se algum dos sintomas for detectado, faça uma consulta com um oftalmologista o quanto antes, para reverter os danos.

Você sabe mais algum cuidados com a maquiagem? Então conte para nós nos campos de comentários abaixo.

Até a próxima curiosidade dos olhos!

O Curiosos dos Olhos
Seu olho como você nunca viu

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *