História dos óculos - Portal Vida e Saúde

História dos óculos

By on 10 de Janeiro de 2016
[et_bloom_inline optin_id="optin_1"]

Caro Amigo,

Você sabe de onde vieram esses óculos que está sobre o seu rosto ou que está em cima da sua mesa?

história do óculos

Então, este inseparável instrumento de ajuda na visão tem uma história muito curiosa.

E como eu sou curioso resolvi contar a história do óculos aqui especialmente para você.

Vamos lá!

IMPORTANTE: nunca foi tão difícil achar informações sobre um assunto como esse. Então eu não tenho certeza se está certo, mas achei legal 🙂

Primeiro vem a curiosidade sobre a palavra óculos que se originou do termo ocularium da Antiguidade Clássica.

E na época este termo era utilizado para indicar os buracos que eram feitos nos capacetes dos soldados para que eles pudessem enxergar.

O primeiro modelo de óculos que se sabe foi fabricado no século XVIII, mas já era utilizado na China desde 500 a.C.

Tinha lente planas que era nada a mais do que um acessório e como as lentes não tinham grau, o óculos era um instrumento utilizado como forma de descriminalização social com pessoas que tinham doenças mentais, por exemplo.

Somente no século I d.C que surgiram as primeiras lentes corretivas que eram feitas com pedras semipreciosas, como por exemplo, o berilo e o cristal de rocha. Estes cristais eram cortados em finas camadas que se tornaram lentes de aumento para perto.

Os óculos mais parecidos com os que temos hoje surgiram na Alemanha, em 1270. Ele não possuía hastes, era feito de ferro e unido por rebites.

Em 1850 teve inicio a produção de óculos como conhecemos hoje. Um oftalmologista holandês chamado Donders estabeleceu o tratamento dos defeitos da visão com óculos de grau.

E no século XVII, Robert Grosseteste e Roger Bacon criaram o primeiro óculos com suportes nas orelhas, mas foi Benjamin Franklin, em 1785, que inventou os óculos bifocais (para enxergar de perto e de longe).

Agora o conforto e os vários tipos de armações que temos hoje para os óculos é tudo resultado do século XX onde se iniciou a fabricação dos plásticos sintéticos que proporcionaram uma imensidão de opções de óculos mais leves e adaptáveis aos rostos.

história do óculos

Crédito da imagem: Carollina_Li

Óculos no Brasil

Os primeiros modelos de óculos chegaram no Brasil na primeira metade do século XVI, trazidos pelos portugueses durante a colonização.

Seja no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, os óculos são nossos companheiros inseparáveis do dia a dia.

Quem nunca esqueceu os óculos em casa e passou um perrengue durante o dia?

Aproveite o campo abaixo de comentários para contar alguma história curiosa de quando você deixou seu óculos em casa e teve que se virar durante o dia para enxergar.

Até um próximo dia de curiosidades!

O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu

About curiosodosolhos@portalvidasaude.com