Estrabismo Infantil - Portal Vida e Saúde

Estrabismo Infantil

By on 3 de Abril de 2016

Caro Amigo,

Pense comigo…

Desde o nascimento, todos nós estamos sujeitos a condições que podem afetar o nosso corpo e comprometer a nossa qualidade de vida, correto?

Estrabismo Infantil

Por isso, temos que ter um cuidado ainda maior com as crianças pequenas que em seus primeiros anos de vida correm o risco de pegar uma série de doenças oculares.

É o caso do estrabismo, uma doença ocular que afeta os olhos e os impede de se manterem paralelos. O resultado disso é que os dois olhos da criança apontam para direções diferentes.

Essa diferença de direção de um ou dos dois olhos pode ser para dentro, em direção ao nariz, para fora e também para cima ou para baixo.

O estrabismo infantil pode ocorrer sempre no mesmo olho da criança ou alternar entre os olhos, afetando os dois. Essa condição pode se manifestar de vez em quando ou apenas em ocasiões onde é possível observar o desalinhamento dos olhos.

Apesar de poder se manifestar não somente em crianças pequenas, mas em crianças maiores e adultos também. O desalinhamento em pessoas mais jovens e em crianças de até três meses de vida, pode não indicar a presença dessa doença.

Para saber mais sobre o estrabismo em todas as idades, confira o artigo: o que é estrabismo.

Causas do estrabismo infantil

O estrabismo pode surgir quando você tem dificuldade motora para coordenar o movimento de seus olhos, quando você possui um grau muito elevado de hipermetropia que torna necessário um maior esforço da visão para enxergar.

Ou então com a capacidade de visão baixa de um dos olhos e com doenças como AVC, paralisia cerebral e traumas decorrentes de acidentes.

Além disso, doenças como síndrome de Down, catarata nos olhos, meningite, encefalite, problemas de tireoide, diabetes e outras hereditárias também estão entre as causas do estrabismo.

Esses fatores listados comprometem o controle sobre os músculos responsáveis pelo movimento dos olhos.
Esses músculos se ligam ao sistema nervoso central, sendo necessário haver sincronia entre estes dois para manter o alinhamento correto dos olhos.

Sintomas

Dependendo da idade na qual o estrabismo se manifesta, os sintomas podem ser
diferentes.

Em crianças pequenas, o principal sintoma da visão dupla não se manifesta, mas o olho que sofre o desalinhamento passar a ser inutilizado pelo cérebro, que ocasiona a perda progressiva da visão.

Em crianças maiores e adultos, no entanto, os sintomas são diferentes.

A visão dupla é o principal sinal de manifestação do estrabismo. Além da dor de cabeça e no pescoço que é resultado da inclinação que a pessoa precisa fazer para enxergar melhor.

Tratamento

O tratamento do problema de visão é feito por meio da correção da causa que estiver provocando o desalinhamento.

Aplicação de colírios e o uso de óculos de grau são os meios mais comuns de tentar melhorar a visão defeituosa.

Em alguns casos específicos, o olho normal pode ser obstruído na tentativa de incentivar o olho desalinhado a funcionar melhor, sendo esta alternativa a mais adequada para crianças pequenas.

Quando nenhuma solução habitual funciona, a cirurgia é utilizada em último caso.

Para saber mais sobre o tratamento, confira o artigo estrabismo tem cura?

Cuidados

A atenção com crianças pequenas deve ser redobrada e, assim que o estrabismo infantil for notado, não deve ser ignorado com a esperança de que ele passe com o avanço da idade, sendo essencial que os pais levem as crianças ao oftalmologista.

Dica: Quanto mais rápido o tratamento for iniciado, melhores os resultados para corrigir o estrabismo infantil.

Por isso, você como bom pai ou mãe precisa levar seu filho(a) em uma consulta com um oftalmologista especializado e iniciar o tratamento.

Boa sorte e até a próxima!

O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu

About admin

2 Comments

  1. Pingback: Estrabismo tem cura? - Portal Vida e Saúde

  2. Pingback: O que é estrabismo? - Portal Vida e Saúde

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *