Hipermetropia infantil - Portal Vida e Saúde

Hipermetropia infantil

By on 23 de outubro de 2016

Olá, tudo bem?

Você sabia que um dos problemas mais comuns em crianças, além da miopia, é a hipermetropia infantil?

Exatamente! Mas, antes vamos recapitular alguns conceitos.

hipermetropia-infantil

Hipermetropia: suas causas e sintomas

A hipermetropia nada mais é que um erro refratário que promove a projeção das imagens atrás da retina. Esse tipo de problema atrapalha algumas atividades simples, como a leitura.

É uma doença dos olhos causada por alguma má-formação congênita. Pessoas que possuem a hipermetropia apresentam um globo ocular curto e por isso faz a imagem ser processada atrás da retina.

Em uma vista normal, a imagem é formada sobre a retina e quem garante esse efeito é o cristalino, que muda sua forma de acordo com as distâncias dos objetos.

Dores de cabeça, olhos irritados, visão desfocada e cansada, dificuldade em se concentrar e o esforço na vista na hora de ler são alguns dos sintomas da hipermetropia.

Para saber mais sobre essa doença dos olhos, confira o artigo o que é hipermetropia.

Tipos de hipermetropia

Existem dois tipos de hipermetropia: axial e refrativa. Acompanhe abaixo as características de cada uma.

Hipermetropia axial

A hipermetropia axial é provocada pelo eixo ocular ser curto demais, o aumento de raios de curvatura e também pela diminuição de partes do cristalino.

Hipermetropia refrativa

Já a hipermetropia refrativa é causada pela falta do cristalino, o aumento da refração do vítreo ou na diminuição da refração do cristalino.

A velhice também pode ser uma causadora de tal problema. Nessa idade, o poder de acomodação local vai perdendo força.

A hipermetropia pode ser corrigida por uso de óculos ou lentes, em alguns casos os pacientes recorrem a cirurgia. Mas, pode haver restrições dependendo da idade da pessoa em questão.

Este tipo de problema visual não costuma causar muitas complicações ou problemas, mas precisa ser corretamente tratado para evitar qualquer tipo de transtorno no futuro.

Hipermetropia infantil

A hipermetropia infantil é comum em crianças porque elas estão em fase de aprendizagem e, por isso, fazem um esforço intelectual muito grande.

Normalmente, a hipermetropia aparece justamente nessa fase de escola. Alguns hábitos comuns dessa fase, principalmente nesse século, como assistir televisão, ficar no computador e olhar para os celulares são alguns causadores da hipermetropia infantil.

Por isso você deve ficar atento em algumas atitudes das crianças para ver se apresentam alguns dos sintomas.

Se a criança reclamar de dores de cabeça ao sair da escola, tem os olhos irritados ao fazer as tarefas escolares ou frangir a testa para ler, provavelmente é a dificuldade na visão se manifestando.

Nesse caso, é importante que você leve a criança ao oftalmologista. Quando mais cedo for descoberto, melhor.

Em pessoas jovens, mesmo tendo hipermetropia, não é percebido de primeira mão o problema devido ao cristalino ser flexível nessa idade e se modelar para projetar imagens.

Mas isso, aliado aos custos de forçar a vista comprovam que é nesse ponto que os sintomas como dores de cabeça começam a aparecer.

O oftalmologista vai descobrir qual é o problema por meio de análise detalhada ou apenas quando o problema já estiver bem avançado.

Por isso, é recomendável que você marque consultas com oftalmologista para fazer exames rotineiros para evitar qualquer surpresa inesperada.

Até a próxima curiosidade dos olhos!

O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *