Lentes de contato para astigmatismo

Lentes de contato para astigmatismo

By on 24 de outubro de 2016

Olá, tudo bem?

Grande parte da população que sofre de problemas visuais como o astigmatismo precisa usar acessórios que ajudem ou corrijam significantemente o problema.

Acessório muito comum no cotidiano, as lentes de contato para astigmatismo são específicas para correção dessa doença dos olhos e tem grande importância para o tratamento da doença.

lentes-de-contato-para-astigmatismo

Mas, antes de falar sobre as lentes de contato para astigmatismo, vamos revisar sobre:

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é conhecido por causar uma visão borrada ou distorcida em todas as direções, ou seja, tanto de longe quanto para perto, dependendo do grau de astigmatismo.

Esse problema pode afetar pessoas de qualquer idade e muitas vezes as pessoas que têm astigmatismo possuem também miopia e hipermetropia.

O astigmatismo acontece quando a córnea ou o cristalino atrás dele, tem uma forma irregular. Normalmente, a córnea de quem tem astigmatismo é em um formato que lembra uma bola de rúgbi, quanto ela deveria ser arredondada.

As imagens que são transmitidas ao nosso cérebro serão nítidas apenas se os raios de luz que passam por dentro dos olhos se focarem somente em um único ponto da retina, atrás do olho.

A visão se torna borrada se esse processo não acontecer e se dissipar de maneira inconstante na retina.

Lentes de contato para astigmatismo

Antigamente o astigmatismo só podia ser corrigido com o uso de óculos, porque a vista de quem tem astigmatismo não se adaptava a lente.

Mas graças a uma recente tecnologia chamada desenho de estabilização acelerada, as pessoas com astigmatismo agora podem usufruir da correção da visão por meio de lentes de contato gelatinosas, especialmente desenhadas para os que possuem essa doença.

Essa lente permite que as pessoas que possuem astigmatismo usem lentes sem se preocupar com o movimento, e assim, tirá-las do lugar.

A tecnologia de desenho de estabilização acelerada usa o piscar dos olhos para ajudar a manter a lente na posição correta. Esse tipo de lente é chamado de tóricas.

Lentes tóricas têm um formato particular, diferente das outras lentes que têm uma superfície
esférica. Elas possuem um formato – falando popularmente – de rosquinhas americanas.

Esse formato particular cria diferentes potências refrativas ou de focagem nas orientações verticais e horizontais. A potência aumenta ou diminui à medida que se move pela lente.

As lentes gelatinosas tóricas corrigem o astigmatismo ao compensar as diferenças individuais que cada olho possui, permitindo, assim, que a luz se concentre corretamente em sua retina.

Para lentes de contato para astigmatismo, é importante o fabricante focar nas características que ajudem a manter a lente no lugar, como:

  • Trucamento da lente (uma lente que é mais recortada);
  • Balastro da lente (a lente é mais pesada);
  • Zonas delgadas-espessas.

As lentes possuem um eixo médio, responsável pela linha de visão clara. Ou seja, o fato de fazer uma lente que se adapte aos seus olhos é um fator de extrema importância.

Caso as lentes não fiquem corretamente no lugar e paradas, esse movimento prejudicará a visão de quem está fazendo uso da lente.

Para saber qual a melhor lente ou tratamento para o seu caso, marque aqui sua consulta com um oftalmologista especializado.

E você, já pensou em usar lentes de contato para astigmatismo?

Comente abaixo sua experiência com essas lentes.

Até a próxima curiosidade dos olhos

O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *