Lentes de contato para miopia - Portal Vida e Saúde

Lentes de contato para miopia

By on 5 de novembro de 2016

Olá, tudo bem?

Você sabia que quase todas as pessoas podem utilizar lentes de contato, independentemente da idade ou estilo de vida?

Claro que elas precisam sempre ter a indicação do oftalmologista. E no caso da miopia não é diferente.

lentes-de-contato-para-miopia

O que é miopia?

É o distúrbio de refração, no qual os raios luminosos formam o foco antes da retina. Por isso a pessoa tem a chamada vista curta, ou seja, é impedido de ter a visão nítida de coisas ou pessoas distantes do observador.

Geralmente é descoberta entre 8 a 12 anos. Na adolescência pode ficar pior, pois é nessa fase que o corpo está crescendo rapidamente. Porém, entre os 20 e 40 anos, há pouca alteração.

Para saber mais sobre essa doença dos olhos, confira o artigo o que é miopia.

Lentes de contato para miopia

Se você é míope, logo tem problema para ver os objetos à distância. Devido a isso, as lentes de contato para miopia são ótimas alternativas para você, porque são mais finas no centro do que nas bordas, ajudando a direcionar a luz para dirigi-la a sua retina.

No entanto, existem lentes de contato para miopia que não são muito confortáveis e por isso devem ser utilizadas por pouco tempo em situações sociais como almoços, festas, casamentos, nas quais ninguém quer tirar foto de óculos.

O que mais é prezado quando ao usar lente de contato é o cuidado necessário para que não haja infecções. Higienização correta, utilização dentro das normas, uso pessoal e troca das lentes depois do vencimento são costumes necessários para que as lentes promovam a sua visão normalizada e não mais problemas derivados de infecções ou doenças.

Escolha da lente

Nem sempre a lente mais cara é a melhor. Converse com o oftalmologista e siga as recomendações dele na hora de escolher qual lente deseja comprar. Observe se ela vem em um armazenamento livre de qualquer violação que geraria uma contaminação.

Dicas interessantes

Nunca divida sua lente de contato com alguém, pois aumenta as chances de contaminação. Lentes de contato são como escova de dente, cada um tem a sua e não deve emprestar.

Para os mais desastrados, atenção: se sua lente cair no chão da rua ou em qualquer chão que seja, não coloque no olho sem fazer a higiene correta antes. Não limpe com a boca. O risco de infecção é enorme.

As lentes de contatos com prazo vencido tem mais proteínas e as bactérias aderem com facilidade aumentando assim o risco de alergias e infecções. Por isso jogue fora as lentes no prazo determinado pelo fabricante.

Ao sinal de qualquer problema, interrompa o uso e vá ao oftalmologista. Principalmente na ocorrência de vermelhidão intensa, dor e/ou turvação visual, e irritações. Não insista. Vá ao médico dos olhos rapidamente.

Nunca lave com água da torneira, filtrada, boricada etc. Isso fará você suscetível a se contagiado com grave infecção ocular. Somente use as soluções específicas para limpeza e higiene das lentes de contato.

E lembre-se marcar consulta com um oftalmologista especializado para que ele possa passar o tratamento adequado para você!

É muito importante saber que o tratamento sem prescrição médica oculta sérios problemas oculares, causa de alergias e pode até levar a cegueira.

Até a próxima curiosidade dos olhos!
 

O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *