Olho Biônico - Portal Vida e Saúde

Olho Biônico

By on 6 de setembro de 2016

Caro amigo,

Como vai?

Você já pensou se fosse possível devolver a capacidade de enxergar a uma pessoa deficiente visual? O quanto isto valeria?

Pois bem… Vamos por partes?

Como falamos no último artigo (sobre lentes progressivas), o avanço da tecnologia tem possibilitado alterações até então consideradas impossíveis. E a medicina tem se beneficiado muito deste cenário.

Já há algum tempo existem próteses mecânicas – como um braço – com comando cerebral, o que respondem de maneira muito similar ao órgão natural e, por isso, proporcionam um ganho enorme em qualidade de vida. Você não concorda comigo?

Porém, como se diz: “Nem tudo são flores”… e um dos problemas dessas tecnologias é que elas não custam barato. Mas quem as usa com sucesso, costuma dizer que valem o dobro do que custam.

Pois bem… Mas eu sou o Curioso dos Olhos… E se você está aqui, é porque você também tem alguma curiosidade sobre olhos e visão, certo?

olho bionico protese de olho olho bionico para cegos

Então saiba que também existe uma outra tecnologia que vem evoluindo bastante e é ligada à visão. Estou falando exatamente do chamado olho biônico, um sistema de implante que pode permitir às pessoas cegas enxergarem, ainda que com um grau limitado de visão.

Tudo isto proporcionado por um protótipo de retina denominado Argus 2, desenvolvido pela empresa Second Sight. Com este olho biônico Argus 2 é possível obter algum grau da visão perdida por meio de doenças degenerativas (como degeneração macular ou retinite pigmentosa).

Como funciona o olho biônico Argus 2?

O Argus 2 é um conjunto de (i) câmera digital, (ii)microchip de processamento de vídeo, (iii) radiotransmissor, (iv) radioreceptor e (v) implante de retina. Cada uma delas emulando e executando uma função primordial para o sentido da visão.

Estes componentes são montados em cadeia e cada um deles envia um estímulo ao seguinte, alimentando-o e fazendo-o funcionar. Lá na última etapa da cadeia está o implante de retina que recebe esses pulsos e excita – no bom sentido da expressão… hehehe – o conjunto de eletrodos que age como um fotorreceptor artificial da retina.

A partir daí, os sinais elétricos produzidos por estes eletrodos viajam até o centro visual do cérebro, para regiões não danificadas pela deficiência visual, e… voilá! Fez-se o milagre do “ceguinho” que enxerga.

(desculpe a brincadeira… aqui somos curiosos e bem humorados, mas também humanos e sensíveis)

Olho Biônico Argus 2: Uma fórmula que aparentemente dará certo

Na Inglaterra, um senhor de 80 anos de idade foi capaz de enxergar através de um olho biônico após ter perdido a visão com o avançar da idade.

De acordo com este paciente, até mesmo de olhos fechados ele conseguia distinguir cores e formas.

olho bionico protese de olho olho bionico para cegos

Os cientistas envolvidos no projeto esperam que a capacidade de visão melhore com o passar do tempo utilizando os olhos biônicos, porém, no momento, apenas uma parte da capacidade visual é recuperada.

Mas, é como diz o ditado: “Pouco é muito para quem nada tem!”, certo?

Este paciente, por enquanto, é capaz de distinguir formas geométricas simples com facilidade, porém apresenta maior dificuldade com formas mais complexas.

Ah… E quanto custa, afinal, o olho biônico?

Não é barato… O implante do senhor britânico custou cerca de R$740 mil reais. Mas como em toda tecnologia, é esperada uma redução deste custo à medida que o olho biônico ganhar maturidade e se estabelecer como uma solução testada e amplamente aceita.

Legal, não? Parece coisa de filme de ficção científica… Mas é a vida real… E isso é ótimo!

Não perca a viagem e aproveite para marcar a sua consulta com um oftalmo aqui.

Até um próximo dia de curiosidades!

O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu

 

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *