O que é cegueira noturna - Portal Vida e Saúde

O que é cegueira noturna

By on 2 de fevereiro de 2017

Olá, tudo bem? Você já ouviu falar em cegueira noturna? Não? Pois nada mais é do que um problema em que a pessoa não consegue enxergar em ambientes escuros.

Também conhecida como nictalopia, é um sintoma de doenças diferentes que acometem o globo ocular. Esse tipo de cegueira pode ser congênito, quando já se nasce com ela, ou causada por deficiências nutricionais, como a falta de vitamina A.

cegueira noturna

A retina, região dos nossos olhos, contém bastonetes e cones, sendo que os primeiros são células que possibilitam a visão em locais de baixa luminosidade, sendo que, quando existe a perda da visão periférica, há a cegueira noturna.

A sensação de quem possui a cegueira noturna é a de estar enxergando por meio de binóculos, em uma visão tubular, apresentando dificuldades em algumas tarefas cotidianas como dirigir a noite, ler ou até mesmo conseguir enxergar as estrelas em dias de céu estrelado.

Além de possuir uma capacidade de enxergar no escuro bastante limitada, as pessoas com essa deficiência demoram a se adaptar em ambientes em que há uma variação de luminosidade.

Mas o que pode causar a cegueira noturna?

cegueira noturnaEsse tipo de cegueira está atrelado à diversos fatores, tais quais a retinite pigmentosa, doença na qual os bastonetes acabam por perder grande parte de capacidade de resposta a luz, sendo ela uma condição genética em que os indivíduos que a apresentam tendem a ter cegueira noturna progressiva.

Quando a cegueira noturna está relacionada ao cromossomo X, em sua forma congênita, não há uma piora no quadro com o passar do tempo pelo fato de os bastonetes funcionarem mau desde o nascimento.

A falta de vitamina A, como já falado anteriormente, também pode afetar a visão noturna, sendo que, caso esse seja o motivo pela qual você possui cegueira noturna, é possível tratar por meio da ingestão de suplementos via oral.

Uma doença que pode ter como sintoma a cegueira noturna é a catarata, comum a pacientes com mais de 60 anos de idade, que é uma lesão que atinge o cristalino dos olhos e o torna opaco, o que compromete a visão. Deve-se corrigi-la por meio de cirurgia.

Outra condição que pode estar relacionada a cegueira noturna é a miopia, em que o comprimento focal que vai da córnea até a retina é maior do que o necessário para enxergar o ponto focal.

Mas como tratar e prevenir a cegueira noturna?

Para se obter um diagnóstico do motivo pelo qual você está tendo cegueira noturna, vá ao oftalmologista. Ele será capaz de determinar o motivo disso estar acontecendo com você, por meio de exames nos olhos ou por meio de exame de sangue.

Para que seja mais fácil de ser diagnosticado corretamente, anote todos os sintomas que sentir tanto durante o dia quanto à noite e lembre-se de informar ao seu médico para que o diagnostico seja mais rápido.

Além disso, como é possível prevenir a cegueira noturna? Essa resposta depende da sua causa. Se for por causa da falta de vitamina A, é indicado o consumo maior desse tipo de nutriente. Uma dieta balanceada para controlar os níveis de açúcar no sangue também ajuda a prevenir esse tipo de desconforto.

De qualquer maneira, se você está enfrentando os problemas descritos aqui nesse texto e está desconfiando que está com visão noturna, consulte um oftalmologista. Só ele poderá te ajudar e te dar um diagnóstico preciso.

 

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *