O que é conjuntivite? - Portal Vida e Saúde

O que é conjuntivite?

By on 23 de abril de 2016

Você sabe o que é conjuntivite?

Aquele vermelho nos olhos? Esse mesmo!

Neste artigo, vou ajudar você a entender mais sobre essa doença que é muito comum no nosso cotidiano.

Vamos lá!

O que é conjuntivite?

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras.

Essa doença, geralmente, afeta os dois olhos, pode durar de uma semana a quinze dias e não costuma deixar sinais. Pode ser causada por agentes tóxicos (poluição, fumaça, cloro de piscina, produtos de limpeza), alergia, bactéria ou vírus.

A conjuntivite viral, por exemplo, é altamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou objetos contaminados da pessoa infectada.

Esse tipo de conjuntivite é responsável por 95% dos casos da doença. A transmissão é muito alta e uma pessoa com conjuntivite deve ficar em casa por quatro dias após o aparecimento da doença.

O aspecto de vermelhidão é parecido em todos os casos de conjuntivite, o que difere são os seus sintomas.

o que é conjuntivite

Sintomas

Alguns sintomas gerais da conjuntivite podem aparecer como, olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, olhos arenosos e supuração (saída de pus), coceira, olhos embaçados, secreção esbranquiçada, aumento da sensibilidade a luz, pálpebras grudadas ao acordar e sensação de ardência.

Na conjuntivite viral acontece muitas vezes de atingir primeiro um olho e depois passar para o outro, além da sensação de gripe, lacrimação intensa e fotofobia (sensibilidade a luz).

Tratamento

O tratamento da doença depende do agente causador da doença. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Já a conjuntivite bacteriana, inclui a indicação de colírios antibióticos que devem ter prescrição médica.

Alguns cuidados com a higiene dos olhos podem melhorar o quadro e evitar o contágio caso seja uma conjuntivite viral.

Dicas para se prevenir contra a conjuntivite

  • Evite colocar as mãos nos olhos.
  • Lave as mãos com frequência.
  • Mude as toalhas diariamente e não as compartilhe.
  • Use as roupas uma só vez antes de lavá-las.
  • Troque as fronhas de cama semanalmente.
  • Verifique o prazo de validade de maquiagens (principalmente para os olhos, como lápis e rímel) e evite usá-los por um longo período. Sempre faça a higienização correta do rosto e dos olhos para remover a maquiagem.
  • Não use cosméticos de olhos, lenços e outros itens pessoais alheios.

Também é importante nesses casos nunca se automedicar, pois alguns remédios podem agravar a doença. O recomendado é procurar um oftalmologista para ajudar você.

Para saber mais sobre o que é conjuntivite e o seu tratamento, confira o artigo conjuntivite tem cura.

Outros tipos de conjuntivite

As bactérias causadoras da conjuntivite bacteriana podem ser estreptococos, estafilococos, gonococos, entre outras. Já as conjuntivites alérgicas costumam ser causadas por pó e pólen que geralmente ocorrem no período da primavera.

A conjuntivite traumática pode ocorrer por materiais relacionados a trabalhos sem o uso de proteção (estilhaços de vidro e outros materiais).

Grupos e locais de risco

Os grupos de risco que têm maior propensão a desenvolver a conjuntivite são: bebês recém-nascidos, pessoas alérgicas, operários que não utilizam óculos protetores, trabalhadores que manipulam materiais químicos sem uso de equipamentos de proteção, empregadas domésticas e crianças.

Já os locais de risco dependem da contaminação, mas os mais comuns são: piscinas não tratadas, lagos e o mar.

O Ministério da Saúde afirma que casos de conjuntivite costumam acontecer com mais frequência no verão por causa do calor, suor e tempo seco que favorecem o aparecimento e transmissão da doença, mas casos são registrados durante todas as épocas do ano.

E não se esqueça de marcar uma consulta com um oftalmologista para que ele possa diagnosticar você e passar o tratamento mais adequado.

O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu

About admin

4 Comments

  1. Pingback: Sintomas da conjuntivite - Portal Vida e Saúde

  2. Pingback: Principais colírios para conjuntivite

  3. Pingback: O que é conjuntivite bacteriana?

  4. Pingback: Cuidados com os olhos para proteger sua visão | 5 dicas práticas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *