O que é presbiopia? - Portal Vida e Saúde

O que é presbiopia?

By on 3 de abril de 2016

Caro amigo, você sabe o que é presbiopia?

Se você tem menos de 40 anos, provavelmente, não conhece ou tem o que estou falando.

Agora se você está na fase dos 40 anos, então você, provavelmente, tem essa doença dos olhos, mas ainda não sabe bem o que é.

Para ajudar você a desvendar este mistério, preparei este artigo sobre o que é presbiopia e mais algumas curiosidades sobre essa doença.

Acompanhe abaixo!

O que é presbiopia?

O problema da vista cansada

A presbiopia tem como nome clássico a chamada “vista cansada”.

Esse doença se dá por uma ineficiência do sistema de acomodação da visão para perto, ou seja, o cristalino, que é a lente natural dos olhos, que perde a sua elasticidade.

Com isso se torna difícil focalizar algo que está próximo como letras de livros, revistas e demais objetos.

Dentre os sintomas iniciais mais comuns estão a dificuldade em ler e visualizar determinadas imagens pequenas.

Nesses casos, a pessoa sente a necessidade de afastar dos olhos do que está tentando ver, como um esforço para enxergar.

Além disso, visão borrada ao ler algo na distância normal, dores de cabeça ou cansaço nos olhos quando é necessário executar tarefas perto da visão.

Necessidade de estar em ambientes bem iluminados para enxergar melhor, bem como, em alguns casos, demora para compreender as letras que estão a frente.

Vale lembrar que o avanço da presbiopia varia de caso para caso, dependendo, principalmente, da quantidade e tipo de grau que você já utiliza para longe.

Porém, em seus estágios iniciais, é necessário consultar o oftalmologista para receber as orientações adequadas e, assim, minimizar seus efeitos.

o que é presbiopia?

Tratamento

Médicos especialistas irão fazer exames e uma série de perguntas para saber de sua origem e orientar você a viver melhor com a presbiopia.

Os óculos de grau e as lentes de contato são as formas mais simples, porém eficientes, de se resolver esse problema, visto que, esses objetos, fazem o papel do cristalino, dando mais flexibilidade ao olho e permitindo que as imagens se formem com mais nitidez na retina.

Existe também cirurgias que vão minimizar os efeitos causados na visão. Entre as mais utilizadas estão a Refrataria, a Radiofrequência e a Facorefrativa.

Todas elas devem ser recomendadas pelo oftalmologista que acompanha você em seu tratamento.

Quando diagnosticada precocemente, a presbiopia acaba não afetando a vida das pessoas que as tem.

O único efeito, nesse caso, é que o grau das lentes ou dos óculos precisa ser aumentado, mas a qualidade de vida do paciente se mantem normal. No mais, aos 65 anos, o quadro costuma se estabilizar.

Não há nada que você possa fazer para se prevenir dessa situação, afinal, isso é uma consequência natural do envelhecimento do ser humano.

Assim, a doença ataca grande parte das pessoas, tanto as que já tinham problemas oculares quanto as que nunca se depararam com isso.

Para saber mais sobre o tratamento dessa doença, confira o artigo presbiopia tem cura.

E você, conseguiu entender o que é presbiopia?

Deixe suas impressões nos campos abaixo.

E não se esqueça de marcar uma consulta com oftalmologista para verificar se você tem presbiopia e receber as orientações necessárias.

Até a próxima!

O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu

About admin

2 Comments

  1. Pingback: Presbiopia tem cura? - Portal Vida e Saúde

  2. Pingback: Vista cansada - Portal Vida e Saúde

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *