Qual a melhor lente para óculos? - Portal Vida e Saúde

Qual a melhor lente para óculos?

By on 20 de outubro de 2016

Sabia que a maioria das pessoas que vai ao oftalmologista e sai de lá com uma receita para óculos se preocupa mais com a armação do que com qual a melhor lente para óculos? Pois é! Se você se preocupa mais com a parte estética do que com as lentes dos seus óculos, está na hora de mudar isso!.

É importante lembrar que o uso de óculos de grau vai além da simples escolha de uma armação bacana. Isso porque as lentes são a parte mais importante dos óculos, não é? Então é preciso dedicar atenção especial a elas.

As lentes precisam ser confortáveis. Somente dessa forma você irá se adaptar ao uso dos óculos. Aqui nós te mostramos os 11 tipos de lentes para óculos e agora vamos conversar sobre qual a melhor lente para óculos.

Qual a melhor lente para óculos?

qual a melhor lente para óculos

Vamos dar uma olhada em como as lentes oftálmicas são classificadas, e te fazer refletir sobre qual é a mais adequada para seu caso.

1. Material utilizado para fabricar a lente

Nesse caso, existem duas classificações. As lentes acrílicas, também denominadas orgânicas, e as lentes de vidro, que são chamadas de inorgânicas.

É importante informar que ambos os modelos proporcionam uma boa clareza visual. No entanto, as lentes acrílicas são as mais procuradas, porque aparentam maior leveza. Mas isso não quer dizer que as lentes inorgânicas, feitas de vidro, sejam de má qualidade.

2. Valor dióptrico de uma lente

Essa categorização foi criada para estabelecer o motivo pelo qual uma pessoa precisa corrigir a visão. Isso nos leva a outra divisão, a das lentes convergentes e divergentes.

Lentes convergentes são usadas em pessoas que apresentam o quadro de hipermetropia, e as divergentes são indicadas para pessoas que têm miopia.

3. Foco das lentes

As lentes sempre são divididas em: monofocais, bifocais ou multifocais. Essa é, obviamente, uma classificação quanto ao foco que elas apresentam.

As monofocais servem somente para um único campo de visão, perto ou longe. Se você descobriu que tem hipermetropia, o ideal é procurar por lentes monofocais convergentes, mas se o caso for de miopia, busque lentes monofocais divergentes.

As lentes bifocais, por outro lado, alcançam dois campos de visão, tanto perto, quanto longe, normalmente separadas por uma linha divisória. Essas lentes costumam ser usadas por pessoas com mais de 40 anos que apresentam presbiopia, a famosa visão cansada.

Conforme o passar dos anos, os olhos vão perdendo sua elasticidade, o que leva a maioria das pessoas a um cansaço visual. A partir do uso das lentes bifocais, a chance da visão em todas as distâncias voltar à normalidade é de quase cem por cento.

Por último, as lentes multifocais ou progressivas, que oferecem uma visão ilimitada. Perto, longe e até meia-distância. É usada também para combater a presbiopia, e apesar de custarem mais caro do que os outros tipos de lente apresentam uma qualidade excelente.

Lentes multifocais suavizam a visão, garantindo uma rápida adaptação a seu uso, justificando seu preço.

Atenção na hora da escolha

Depois de entender qual a melhor lente para óculos, você precisa pesquisar e ver qual delas se adapta melhor aos seus olhos.

Lembre-se que a armação não é a aquisição mais importante desse processo, e não deixe de consultar um profissional para te ajudar a escolher as lentes perfeitas.

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *