Vista cansada - Portal Vida e Saúde

Vista cansada

By on 24 de setembro de 2016

O cotidiano das pessoas anda cada vez mais corrido. Os compromissos são muitos, em pouco espaço de tempo. Isso acarreta inúmeras complicações na saúde, como estresse, depressão, ansiedade, entre outros.

Essas doenças são consideradas alguns dos males do nosso século, já que milhões de pessoas procuram ajuda diariamente para combatê-las. Porém, poucos se dão conta de outro mal que tem atingido uma boa porcentagem da população.

Sabe do que estou falando?

Da presbiopia ou, popularmente, vista cansada!

vista-cansada

Após uma longa jornada de trabalho, principalmente para aqueles que usam o computador, tablet, celular e afins, é comum chegar em casa com a cabeça pesada, dor de cabeça, dor nos olhos e dificuldade de enxergar a partir de certa distância.

Esses são alguns dos sintomas da vista cansada, que podem surgir em diferentes etapas da vida, sendo sempre diferente de pessoa para pessoa.

O que é a vista cansada?

A vista cansada ou presbiopia caracteriza-se como o uso excessivo do músculo ocular, causando a falha no processo de acomodação do cristalino, podendo chegar mais facilmente para as mulheres, mas de modo geral, costuma aparecer a partir dos 40 anos.

De uns tempos para cá, adolescentes a partir dos 15 anos já apresentam alguns dos sintomas, procuram o oftalmologista, são diagnosticados e, normalmente, já iniciam o uso do óculos.

Confira o artigo presbiopia tem cura para saber mais sobre essa doença dos olhos.

O cenário preocupa médicos e especialistas, já que o aumento gradativo do uso das telas de computadores e celulares é absurdo.

Como modo de entreter bebês e crianças, alguns pais os deixam assistir longas horas de televisão, desenhos, jogos de videogame, etc. Mal sabem eles que estão prejudicando, desde cedo, a visão de seus filhos.

É preciso entretê-los com outros tipos de distrações, como brinquedos manuais, livros, esportes, passeios, tinta para colorir, ou qualquer outra coisa que não force os seus olhos.

Dicas para melhorar a saúde ocular

– Controle o tempo de uso das telas de computador, celulares, televisão… É comum que as você trabalhe o dia todo em frente a essas tecnologias, porém é importante criar hábitos que ajudem a amenizar o problema.

– Tente fazer pausas de 5 minutos durante o dia. Levante, tome um café, vá ao banheiro, troque ideia com o colega de trabalho. Assim, a visão não sai tão prejudicada quanto a de alguém que passa horas diretas olhando fixamente para uma tela.

– Piscar mais, parece bobagem, mas pode ajudar e muito! A cada piscada, lubrificamos os olhos, o que pode diminuir os problemas de visão. Ao ficarmos diante de um computador por um tempo longo, o número de piscadas costumam diminuir, deixando os nossos olhos secos e irritados.

– Ter a iluminação adequada enquanto está mexendo no computador, no celular, tablet, leitores de livros digitais ou assistindo televisão, é importantíssimo! Ambientes escuros fazem com que os olhos tenham que se esforçar mais ainda para se defender da luz forte das telas.

Confira mais algumas dicas com o artigo cuidados com os olhos no trabalho.

Assim como cuidar do peso, da aparência, das unhas, cuidar dos olhos se faz necessário no momento em que vivemos.

Por isso consulte um oftalmologista de forma regular e para saber qual o tratamento mais adequado para o seu caso.

Até a próxima.

O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu

About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *