Cirurgia para miopia
Caro amigo,
Quando os óculos deixam de ser um simples acessório para se transformar em algo essencial para a sua vida, existem alguns motivos para isso acontecer, correto?
Então um desses vários motivos e que é bem comum é a clássica doenças dos olhos, miopia!
Para ajudar você a entender mais como tratar essa doença com a cirurgia para miopia, vamos primeiro relembrar alguns temas importantes como:
O que é a miopia?
A miopia ocorre quando o olho é maior, mais longo que o normal. Esse alongamento faz com que os raios de luzes sejam focados antes do esperado na retina.
Esse problema é hereditário, então se seu pai, mãe ou algum parente próximo usar óculos, é quase 100% de chance de que você usará também em um futuro próximo.
Mas, não se precipite, é sempre recomendável procurar um oftalmologista para ter certeza sobre o diagnóstico.
Sintomas da miopia
Os sintomas começam a aparecer entre os 8 e 12 anos. Na adolescência, os sintomas são mais fortes por decorrência do crescimento do corpo.
Um dos vários sintomas é a dificuldade de enxergar objetos que estão a uma grande distância e em um grau mais avançado e os objetos mais próximos também perdem o foco.
Para ajudar você a identificar os sintomas, preste atenção se tem dores de cabeça, tensão muscular ou pestaneja com muita frequência.
O sintoma mais comum é a visão turva, mas este, infelizmente, é um caso em que não se consegue identificar a miopia no início, justamente por ainda não perceber perda da visão.
Após a confirmação da miopia, o próximo passo para uma amenização dos sintomas são os óculos ou lentes de contato.
Mas, quase todo míope não quer ficar refém para sempre dos óculos ou das lentes e preferem recorrer a cirurgia.
Cirurgia para miopia
A cirurgia para miopia, mais conhecida como cirurgia refrativa, tem como intuito zerar o grau da miopia. Para aqueles que desejam realizar o procedimento, existem 3 tipos de cirurgias realizadas em casos de miopia.
Lasik
O procedimento intitulado de Lasik é realizada com um aparelho chamado microcerato. O aparelho corta, com uma fina lamina, a região ao redor da pupila e levanta a córnea para que o laser corrija seu grau. Nesse caso, o laser é aplicado por 20 segundos.
Ilasik
Conhecido por ser uma das técnicas mais comuns por ter uma recuperação mais rápida. A técnica do Ilasik é realizada com um pequeno corte na tampa que recobre a pupila e aplica o laser para a correção de grau.
A aplicação do laser é feita por 10 segundos. Nos casos de Lasik e Ilasik esse tipo de procedimento é recomendado para os pacientes que possuem miopia de 4 a 9 graus.
PRK
A técnica da PRK é uma raspagem na córnea, ao invés de cortá-la. É feita a raspagem das células do epitélio, que é a primeira camada da córnea. Pode parecer uma técnica mais assustadora que as duas anteriores, mas os oftalmologistas garantem que é um procedimento indolor.
No dia seguinte o curativo já é retirado e no pós-operatório o paciente usará dois tipos de colírio, deve evitar banhos de mar, prática de esportes radicais, esfregar os olhos e ter contato excessivo com a luz solar.
Para saber mais sobre confira o nosso artigo especial sobre cirurgia refrativa.
Apesar do grande medo de muitas pessoas de perderem a visão por algum erro na cirurgia, os
oftalmologistas garantem que é um procedimento seguro e que o caso de cegueira é quase nulo, pois, antes da cirurgia são feitos diversos exames para saber se o olho do paciente é sadio e se ele pode ser submetido ao procedimento.
Por isso não deixe de marcar sua consulta com o oftalmologista e saiba qual o melhor tratamento para o seu caso!
Até a próxima curiosidade dos olhos
O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu
0 comments