Lentes Progressivas
Caro Amigo,
Como vai?
Hoje eu estou curioso sobre as lentes progressivas. E você?
Vamos lá?
Para começar… Você faz ideia do quanto essa tecnologia avançou nos últimos anos?
Em resumo: Muito! Hehe
Aliás, os anos 1900 foram marcados por avanços incríveis em Ciências e Tecnologia… Em diversas áreas e, em especial, na saúde.
Dentre os diversos avanços e descobertas feitos na área de saúde, muito se avançou na oftalmologia. O que é ótimo, não é mesmo?
Afinal, eu, você e boa parte da população mundial sofremos diariamente com nossas dificuldades de visão.
Não à toa, o uso de óculos e lentes de contato é extremamente comum nos dias de hoje. Todos nós conhecemos uma pessoa pelo menos que faça uso deles.
E com o passar do tempo, mesmo que você não use, certamente acabará precisando dos óculos. Em parte pelo próprio envelhecimento e, também, muito em função dos nossos hábitos atuais.
(por exemplo este celular que você fica grudado o dia inteiro, curiosando por aí sobre um monte de coisas, certo?)
Com o passar dos anos, a elasticidade que existe nos músculos dos olhos fica deteriorada e torna cada vez mais difícil ajustar a nossa visão às diferentes distâncias e condições de luminosidade, por exemplo.
Sabe aquela sensação de braço curto que dá quando você quer ler um livro antes de dormir? Então… Não foi o seu braço que encolheu…
Foi a elasticidade dos seus olhos que ficou cansadinha…
É nessa hora que o seu oftalmologista (se ainda não tem um de confiança, confira aqui e marque uma consulta) começa a te recomendar os óculos “de perto” e os “de longe”…
Ou então o uso de lentes multifocais… também conhecidas como lentes progressivas.
Elas, aliás, são uma ótima solução para você que quer e precisa de algo mais moderno, prático e preciso. É uma solução do tipo “tudo em um só”!
Mas, você sabe o que significam e como funcionam as lentes progressivas?
As lentes progressivas oferecem uma progressão continua de faixas para as distâncias perto, intermediário e longe.
Ou seja, com lentes progressivas, acabou aquela história chata de andar com dois óculos diferentes… Um nos olhos e outro para o pescoço…
As lentes progressivas fazem todo o trabalho para você. Elas se adaptam sozinhas à sua necessidade de leitura…
Vai ler um livro? Ela te oferece a condição ideal para uma leitura próxima (é o que o tal do óculos de perto faria por você).
Está dirigindo e precisa ler uma placa de orientação? Pronto! Taí a ajuda que você precisa para ler “aquelas letrinhas miúdas” lá longe.
Tudo isso com muita praticidade! Bom demais, não é mesmo?
E isso tudo porque as diferentes zonas da lente mudam entre si de forma totalmente imperceptível. E o melhor… A sua aparência é muito similar à de um óculos normal…
Então, se você está preocupado com a sua beleza natural, fique tranquilo… 😉
Ah… E você pode também usar lentes progressivas nos seus óculos esportivos, permitindo maior conforto e segurança durante a prática de esportes.
E para quem são indicadas as lentes progressivas?
Em especial para quem sofre de presbiopia.
Presbioquê?
Esse é o problema mais comum para quem está envelhecendo (tipo eu e você daqui a uns anos, certo?).
É quando a pessoa começa a não conseguir mais enxergar de perto com facilidade e tem que colocar as coisas cada vez mais longe para conseguir ler.
Algo muito comum a partir dos 40 ou 45 anos de idade…
(saiba mais sobre a presbiopia aqui)
Então se você já chegou nesse momento (eu ainda não… Mas estou cada dia mais perto… hehe) e não quer ter o incomodo de carregar mais de um óculos e ficar trocando todo o tempo… Converse com o seu oftalmo (já marcou a sua consulta aqui?) sobre adotar lentes progressivas.
A adaptação para as lentes progressivas é difícil?
Nada… Simples demais!
Aliás, essa adaptação praticamente não existe e em poucas horas – no máximo alguns dias-, você já estará totalmente adaptado e levando vida normal.
Isso porque as lentes progressivas usam tecnologia que se ajusta com naturalidade à dinâmica dos seus olhos conforme a faixa de leitura que você está fazendo.
Lembra que comecei o texto comentando que a ciência avançou muito?
Não há nada de feitiçaria nisso… É pura tecnologia – e um tanto de ciência também! 🙂
Aproveite o campo de comentários abaixo e me conte uma história curiosa sobre a sua ginástica para ficar trocando de óculos toda hora.
Até um próximo dia de curiosidades!
O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu
Pingback: Olho Biônico - Portal Vida e Saúde