Qual a diferença entre miopia e hipermetropia?
Olá, tudo bem?
O meu objetivo com esse artigo é de tirar uma dúvida muito comum que as pessoas tem em relação a duas doenças dos olhos muito comuns.
Estou falando da miopia e da hipermetropia, doenças que afetam milhares de pessoas e que mesmo assim muita gente não sabe a diferença entre elas.
Por isso recomendo que leia até o final para saber um pouco mais sobre elas e a diferença. Além disso, confira a dica especial que deixei para você que quer cuidar da saúde dos olhos.
Confira!
O que é miopia?
Vamos começar pela (clássica) miopia. Digo isso, pois essa doença é responsável por afetar mais de 25% da população mundial e com tendência de aumentar ainda mais.
Por isso é importante ficar ligado nos sintomas e se prevenir o quanto antes para não ser mais um míope no mundo.
Basicamente a miopia é a dificuldade das pessoas de enxergar de longe.
Sabe aquela forçada nos olhos que você dá quando precisa ver um objeto distante?
Então isso pode ser miopia.
Isso acontece, porque o olho é mais longo do que o normal e ai a imagem se forma antes da retina ou então a curvatura do olho é muito acentuada.
Uma das principais causas é a hereditariedade, mas os nossos hábitos também podem influenciar no surgimento da doença.
O que é hipermetropia?
Já na hipermetropia a dificuldade está em enxergar de perto, porque como o olho é mais curto do que o normal a imagem é formada atrás da retina.
Neste caso, ao invés de forçar a vista, você da aquela afastada no objeto para poder enxergar com mais clareza.
Vale lembrar que é uma doença muito comum de se ter quando criança, porque nessa fase os olhos ainda estão em formação, mas o bom é que isso pode ser temporário.
Diferença entre miopia e hipermetropia
Como você percebeu nas definições das doenças a diferença entre miopia e hipermetropia está mesmo nas dificuldades de enxergar de perto e longe, por conta da condição e forma do olho.
Isso mostra que não é possível uma mesma pessoa ter miopia e hipermetropia, porque as causas são essas condições opostas.
Em comum essas doenças tem a forma do olho (irregular), ambas são chamadas de erros refracionais e, geralmente, tem como opção de solução a cirurgia.
Curiosidade
Agora uma rápida curiosidade. É muito comum confundir essas doenças com uma outra chamada astigmatismo.
Isso porque o astigmatismo é quase que a “junção” dessas doenças. É a dificuldade de enxergar tanto de perto como de longe.
A visão fica embaçada e distorcida, porque o formato da córnea é irregular e diferente do normal.
Consulte um oftalmologista
Lendo as definições da para notar que essas doenças são parecidas, mas não são iguais, por isso a melhor pessoa para dizer o que você tem é o oftalmologista.
Marque aqui uma consulta com o especialista em olhos e deixe que ele entenda e faça o diagnóstico completo do seu caso.
Se tiver alguma dúvida sobre a diferença entre miopia e hipermetropia, não deixe de me procurar! É só escrever nos comentários abaixo que vou responder o mais rápido possível.
Aproveite também para compartilhar esse artigos nas suas redes sociais.
O Curioso dos Olhos
Seu olho como você nunca viu
0 comments